Formas de salvar o seu animal contra pulgas

como-salvar-vida-animal

5 formas de dedetizar a sua casa e salvar a vida do seu animal contra pulgas

Quando se fala em salvar a vida do seu animal logo pensamos em dedetizar nossa casa contra pulgas, isto acaba se tornando algo muito sério, pois não é tão fácil dedetizar uma casa, e ainda mais quando tem uma grande infestação descontrolada de pulgas.

Mais quem mais sofre com tudo isto é o seu animal, pois os produtos químicos aplicado de forma errada na dedetização podem acabar fazendo com que o seu animal venha ficar muito doente, e sem falar das pulgas que podem trazer doenças serias ao seu animal levando o a morte.

Como as pulgas se reproduzem?

Ciclo de vida de uma pulga
Ciclo de vida de uma pulga

A época em que as pulgas mais se reproduzem é no verão e na primavera, isto porque estas estações oferecem um clima ideal para reprodução de pulgas que acaba dificultando em formas de salvar a vida do seu animal pois a reprodução acaba triplicando nessas estações.

No verão e na primavera as temperaturas chegam a ficar com 22°C a 35°C, e a umidade chega a ficar com 70 a 90%, isso acaba sendo o clima ideal para reprodução de pulgas pois elas não suportam temperaturas muito mais altas nem muito mais baixas.

O ciclo de vida de uma pulga pode durar 180 dias isso em condições perfeita para uma pulga, uma pulga pode colocar 300 ovos de uma so vez, e em todo seu ciclo de vida uma pulga pode colocar 2000 ovos ou mais.

Então já da pra imaginar o quando seu animal acaba sofrendo com tantas pulgas incomodando e o tanto de pulga que pode habitar em sua casa trazendo um grande risco de doenças para o seu animal.

Quais são as doenças que uma pulga pode trazer?

As doenças são transmitidas pela mordida, quando uma pulga morde o hospedeiro para sugar o seu sangue ela acaba transmitindo a doença para o hospedeiro.

As doenças mais comuns são o tifo endêmico ou murinho que pode causar dermatites alérgicas, verminoses (Dipylidium caninum), anemia, estresse e viroses (pulga atua como vetor).

Mas essas doenças só acontecem quando a pulga infectada por algum tipo de micro-organismo entra em contato com o sangue do hospedeiro.

Geralmente o local da picada provoca coceiras, lesões cutâneas e posteriormente o hospedeiro pode apresentar febre e anemia.

O que é preciso fazer para evitar contato com as pulgas ?

É preciso estar atento a manchas de sangue que podem aparecer nos lençóis indicando a presença do inseto no local.

Para se prevenir não é preciso fazer muita coisa

  • Lavar as roupas e roupas de cama com frequência;
  • Limpar a casa com aspirador de pó, inclusive os lugares mais difíceis de limpar como cantos;
  • Aplicar inseticidas na casa e ao visitar áreas rurais;
  • Dedetizar a casa anualmente;
  • Nos animais, aplicar remédios específicos que combatem as pulgas.

Assim os cuidados devem ser tomados em relação aos animais.


Lembre-se que hoje em dia um cão e gato podem viver por mais de 16 anos em média.

Estimativa de vida de um animal domestico
Estimativa de vida de um animal domestico

Em relação aos animais, devemos levar em consideração sua segurança e conforto e claro a higienização evitando que eles acabem sendo atacados por pulgas e carrapatos.

A pulga apesar de muito pequena, é capaz de causar um estrago centenas de vezes superior ao seu tamanho médio que é de 5 mm.

A começar pela coceira causada por uma picada de pulga, mas antes fosse só esse o problema.

Mais não é so os animais que corem esse perigos, os humanos também são o alvo de pulgas pois as pulgas é um perigo enorme elas picam também o humanos e podem trazer uma enorme quantidade de problemas ao ser humano, como viroses, alergias, infecções bacterianas e até peste bubônica

Quem já enfrentou uma infestação de pulgas em casa sabe que não é o tipo de situação das mais agradáveis e o quanto é importante fazer qualquer esforço para se acabar com as pulgas o quanto antes, pensando nisso separamos algumas medidas para eliminar as pulgas de uma vez por todas.

Veja 5 formas de salvar a vida do seu animal dedetizando a sua casa contra pulgas

* Lavar e aspirar:

São medidas tão providenciais como rotineiras na eliminação dos ovos das pulgas que estão em sua casa.

As áreas usadas pelo animal devem ser lavadas constantemente assim como todos seus objetos, como tapetes e cobertores.

* Uso de reguladores de crescimento:

Essa é uma excelente dica para acabar com as pulgas que habitam em pequenos esconderijos dentro do seu imóvel, os reguladores do crescimento, como o methoprene, o piriproxifen e o lufenuron, agem como inibidores do desenvolvimento dos ovos e larvas, este procedimento é aplicados através de spray.

* Mistura de inseticida botânico com bórax:

É uma combinação que tem duas vantagens básicas: que é segura e tem ação duradoura, além de acabar com as pulgas adultas do ambiente, também combate as larvas.

A aplicação deve ser feita em todos os cantos da casa, preferencialmente antes de um período de afastamento não inferior a 24 horas dos habitantes da casa.

Ao retornar, você deve adotar os procedimentos de lavagem e aspiração já detalhados acima.

* Cuidar do quintal e do jardim:

Se você mora em casa com quintal e/ou jardim, há algumas medidas práticas e naturais que ajudam a eliminar às pulgas que consistem em podar as folhagens, aparar a grama e tornar os recantos inóspitos para as pulgas tomando medidas para garantir que sejam alcançados pelo sol.

Se possível espalhe folhas de eucalipto e lascas de cedro pois são elementos que espantam as pulgas.

* Armadilha tóxica:

Sim existe armadilha para pulgas e é bastante eficiente.

Basta encher um recipiente com água e detergente, pode ser um prato raso exponha-o à luz as pulgas se sentem atraídas e pulam dentro da água e morrem.

* Dê banho no animal de estimação:

Pode parecer algo simples, mas quando há pulga na história algumas opções para usar no banho são o óleo cítrico, óleo de alecrim e o de eucalipto, que não apresentam contraindicações para gatos e cachorros.

Existem também soluções simples e bastante eficaz como por exemplo o uso de remédios naturais que garantem o fim das pulgas.

Vejamos alguns exemplos;
1 – Bicarbonato de sódio

2 – Detergente

3 – Levedura

4- Sal

5 – Spray Cítrico

6- Chá de ervas

7 – Pasta de aveia

Geralmente o problema maior das pulgas não está no seu animal, é por isso que é tão difícil fazer esse controle mesmo tomando todas as medidas de higienização ainda assim acaba sendo difícil salvar a vida do seu animal.

O maior problema é que nós não conseguimos visualizar os locais onde esses ovos ficam pois eles podem se espalhar por diversos ambientes como: tapetes, grama, carpetes, sofá, cama, lençóis, entre outros.

Depois que você utilizou todas as medidas possíveis para combater o controle das pulgas o problema já foi solucionado correto ?

Não o problema é que as pulgas ainda podem voltar pois seguindo os passos acima ainda tem uma grande chance de existirem alguns ovos e quando esses ovos eclodirem o problema com as pulgas irá voltar novamente.

Se isto acontece a saída mais correta é utilizar um serviço de dedetização, pois a dedetização de pulgas consegue eliminar todos os ciclos desse tipo de praga urbana sem prejudicar o animal e o ambiente da sua casa, pois os técnicos são treinados para estudar a fundo focando no centro de onde está a praga e assim eliminar de vez as pulgas.

O principal método para eliminar as pragas na dedetização de pulgas é a pulverização, a pulverização é a aplicação de inseticida líquido que combate especificamente as pulgas.

Dessa maneira o produto se espalha pelo ambiente e alcança locais de difíceis acessos.

Ou seja, ele atinge buracos, frestas, assoalhos, rodapés, pisos e outros ambientes que podem ter larvas, ovos e pupas de pulgas.

Então se estiver com problemas de pulgas siga a nossa instrução acima e com certeza irá conseguir combater a infestação de pulgas.

ABINPET( Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação )

Segundo ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil é o terceiro país do mundo em faturamento em empresas que buscam melhorias na vida e saúde do seu animal.

A intenção é evitar a proliferação de pragas urbanas dentro dos lares e condomínios.

Pois há muito tempo os animais de estimação são considerados como membros da família e por esta razão que fazemos de tudo para salvar a vida do seu animal.

Mas isto acaba sendo uma coisa boa pois as empresas entendem que seus donos não medem esforços para oferecer a melhor qualidade de vida aos seus bichinhos.

Remédios caseiros e medidas de limpeza do local e do animal são úteis, porém não tão eficazes por isso é que sempre recomendado contar com técnicos especializados em dedetização pois é a forma mais garantida de resolver o problema.

Eles terão conhecimento total sobre as pragas: seus hábitos, espécies, localização dos seus abrigos, entre outras informações.

Acesse nosso site

De a sua opinião sobre oque você achou sobre o post

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Gostou deste post ?

Seja um colaborador nos ajude a divulgar esse post compartilhando nas redes sociais para que mais pessoas sejam informadas da forma correta.

Posts mais recentes

Nos ajude compartilhando nossa fan page
Receba informações sobre noticias e curiosidades.