Chuva e calor atrai insetos para dentro da sua casa

Como o calor e chuva pode atrai insetos como escorpião, baratas, aranhas para dentro da casa?

A chuva e calor atrai insetos indesejáveis para nossa casa e disto já sabemos, mas com o excesso de chuva e calor isso esta se tornado um problema constante nos últimos meses,

pois com excesso de chuva e o calor acaba atraindo insetos como mosquitos que são portadores de doenças como Aedes Aegypti e Zika Vírus mais do que o normal .

Mais porque a chuva e calor atrai insetos ?

Chuva atrai insetos como mosquito portador de doenças como
Aedes Aegypti

Bom quando chove acaba gerando fossas de água parada tanto em recipientes quanto em lugares aonde a água não possa escorrer.

Ai quando o clima esquenta os mosquitos saem de seus esconderijos para colocar os ovos, e o lugar ideal para que eles possam colocar os ovos são os recipientes aonde tem água parada e em lugares aonde a água não escorre.

E isto acaba sendo um perigo enorme pois os locais aonde se encontra água parada são em residências.

Nos últimos meses a chuva e o calor tem aumentado constantemente fazendo com que o nível de produção desses mosquitos tenha sumido muito e consequentemente aumentando o nível de pessoas infectadas com as doenças causadas por insetos.

Mais o grande problema não são só os mosquitos porque existem outros insetos que são transmissores de doenças que podem nos levar a morte.

Ao todo são milhares de espécies de insetos, e quando chove e depois faz calor os insetos acabam sendo atraídos para nossa casa fazendo com que eles apareçam por busca de alimentos.

De acordo com os agrônomos não é só a chuva e calor atrai insetos, mas também as frutas da estação.

A condição de umidade e temperatura são dois fatores importantes para a multiplicação de insetos, além da presença de matéria orgânica.

dois fatores importantes para a multiplicação de insetos, além da presença de matéria orgânica.

Por isso você já deve ter notado a presença de mais pernilongos, formigas, baratas e de outros tantos insetos indesejados.

Mas por que eles aparecem tanto nesta época do ano?

Segundo esses agrônomos essa proliferação deve-se ao calor e também pela chuva e a presença maior dos insetos que é vista tanto na primavera quanto no verão.

Na primavera muitos se alimentam de plantas porque as árvores ficam floridas e mais frutíferas, e devido à chuva por conta do calor o solo se torna mais úmido, a grama mais verde favorecendo a vida dos insetos. 

Neste caso é como se a própria natureza desse uma forcinha, ou seja, os insetos acabam se beneficiando deste ciclo entre as estações.

Há insetos que se alimentam das plantas que estão disponíveis nesta época e outros que comem outros insetos.

Vejamos os diversos tipos de insetos encontrado no brasil

Insetos que aparecem em determinadas épocas do ano

Os insetos podem ser subdivididos em diversas ordens.

Os nomes das ordens terminam com termo ptera, derivado do grego, que se relaciona com o tipo de asas

Vejamos a lista desses insetos:

*As Coleoptera é a mais numerosa, com cerca de 400 mil espécies conhecidas (besouros e joaninhas)

*As Hymenoptera apresenta cerca de 200 mil espécies, (abelhas, vespas, cupim e formigas)

*As Lepidoptera apresenta mais de 100 mil espécies (borboletas e mariposas)

*As Diptera contém cerca de 95 mil espécies (moscas e mosquitos)

*As Hemyptera apresenta cerca de 50 mil espécies(percevejos)

*As Homoptera contém cerca de 25 mil espécies, (cigarras e pulgões)

*As Orthoptera possui mais de 11 mil espécies (baratas, gafanhotos e grilos)

*As Odonata apresenta cerca de 5 mil espécies (libélulas)

*As Thysanura possui cerca de 500 espécies (traças dos livros)

Quais insetos estão presentes em sua casa?

Quais insetos estão presentes em sua casa

Além dos mosquitos, outros insetos são responsáveis por doenças em humanos, animais e vegetais podendo resultar em grandes epidemias.

Os insetos podem ser vetores de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e até mesmo fungos.

Tendo como ambiente natural lugares sujos como os esgotos que são um excelente lugar para as baratas que contêm milhares de microrganismos em seu corpo, infectando a comida, a água e objetos na casa.

As baratas são responsáveis principalmente pela Hepatite A elas também transmite: conjuntivites, hanseníase, pneumonia, tuberculose, infecções urinárias, salmoneloses, enterovirus e shigeloses.

Outro inseto que também são responsáveis por doenças serias são as moscas, uma das mais comum é a mosca-doméstica que pode contaminar as pessoas com doenças como febre tifoide, cólera e diarreia.

Sem contar a mosca-negra que pode transmitir cegueira do rio e a mosca Tsé que passa a doença do sono.

Um outro mosquito muito conhecido em todo o Brasil também tem causado cada vez mais pânico nos últimos tempos, é o Aedes Aegypti que é muito famoso por ser transmissor da dengue e da Chikungunya.

Uma espécie de dengue potencializada é o Zika Vírus que assombra a vida de muitas cidades.

Como devo me prevenir?


existem maneiras de cuidar do ambiente familiar e de convívio social de forma segura e eficiente.

Dedetizar o imóvel periodicamente ajuda, porém nada disso tem efetividade se cuidados básicos não forem tomados como manter alimentos acondicionados em recipientes com tampa, evitar acúmulo de lixo e entulho e não deixar água parada.

Os inseticidas que são vendidos nos supermercados são medidos há curto prazo, não funcionam para controlar as infestações.

Existem dois tipos de inseticidas a icaridina que tem uma substância que repele até mosquito da dengue e tem duração de até 10horas e também o

DEET que normalmente é a mais vendida nos supermercados com duração mínima de 6 horas, e que não garante eficácia no combate do mosquito.

Recomendamos também uso de repelentes a base de óleos pois o óleo de citronela, o óleo de canela o óleo de rícino e o óleo essencial de erva de gato,

ou catnip é muitas vezes mais eficaz como repelente caseiro que os industriais tradicionalmente usados.

Já o óleo de cravo tem um poder maior pois este repelente caseiro tem um odor que possui características que repelem não somente mosquitos, mas também moscas.

Uma dica é colocar vários cravos da Índia espetados em uma laranja para espantar insetos do ambiente. A maioria dos repelentes naturais exige

aplicação mais frequente que os componentes químicos, porém garante alívio desses insetos.

A ciência ainda não comprovou que alho repele mosquitos, porém algumas pessoas acreditam que ele tem capacidade de ser usado como barreira.

Ainda assim não confie nele como a única fonte repelente de pestes.
Para resolver com total segurança só contratando uma equipe de dedetização para usar produtos específicos de controle em regiões urbanas ou residências.

O forte calor acende o sinal de alerta em relação a pragas urbanas como escorpiões, insetos, moscas, baratas e ratos.

Mais quais os risco ?

Mais quais os risco de insetos invadirem a minha casa

Com as altas temperaturas alguns desses insetos se reproduzem mais rapidamente resultando em uma desagradável repugnância.

O problema é que mais do que a incômoda, a presença dos insetos traz risco à saúde da população por conta de inúmeras doenças provocadas por esses insetos.

Além das mudanças climáticas constantes, a falta de higienização e a presença de restos de comidas favorecem o aparecimento destes insetos tão indesejados.

Se o ambiente não está limpo adequadamente e com restos de comidas ou lanches isso atrairá ainda mais a presença deles. 

Pulgas, piolhos e pernilongos também aumentam no verão.

Para o especialista o problema deve ser tratado não só pelo poder público, mas também pela população.

Nós estamos falando de insetos que saíram do ambiente natural e se adaptaram ao do homem, o ideal é tornar o local desfavorável para esses animais.

Há venenos específicos para cada tipo de inseto, e as pessoas precisam saber quais as espécies que estão proliferando em seus lares e não pensar duas vezes em chamar uma dedetizadora, pois técnicos especializados e

treinados irão ao local avaliar e usar os recursos corretamente para aquele determinado tipo de praga trazendo assim uma economia enorme para seu bolso e trazendo conforto e segurança para seu lar.

Saiba mais acesse www.dedetizadorapanda.com.br

Créditos

https://www.todamateria.com.br/insetos/

https://www.paraoscuriosos.com/a7828/calor-e-chuva-desentocam-insetos-escorpioes-e-aranhas-por-certas-cidades

De a sua opinião sobre oque você achou sobre o post

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Gostou deste post ?

Seja um colaborador nos ajude a divulgar esse post compartilhando nas redes sociais para que mais pessoas sejam informadas da forma correta.

Posts mais recentes

Nos ajude compartilhando nossa fan page
Receba informações sobre noticias e curiosidades.